negócios

Jovens de Restinga Sêca terão curso sobre empreendedorismo


Foto: Divulgação
Programa leva orientações a moradores de comunidades pobres e periféricas sobre como montar empresa

A partir de hoje, 35 jovens de Restinga Sêca começarão a ser preparados para se tornarem donos de pequenos negócios. Até sexta-feira, das 9h às 14h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Albino Carvalho, na localidade de São Miguel Velho, sediará aulas de um programa de empreendedorismo voltado para comunidades de periferia.

A proposta é da Besouro, Agência de Fomento Social, criada em Porto Alegre e que desenvolve metodologia própria e promove cursos de capacitação gratuitos em favelas, vilas e periferias do Brasil.

Hospital de São Pedro do Sul ganha alvará para funcionar, mas falta médico

Os participantes são escolhidos em comunidades de baixa renda marcadas pelo desemprego, pela violência ou outra situação de vulnerabilidade. E aprendem a manter um pequeno negócio, motivados pelas necessidades.

A metodologia foi idealizada por Vinicius Mendes Lima, que cresceu na periferia de Porto Alegre, conseguiu completar seus estudos e fez mestrado na Argentina.

Após pesquisa em comunidades carentes em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, Lima criou o método By Necessity, que consiste em estudos com a finalidade de ajudar jovens de baixa renda a desenvolver um plano de negócios.

- Entre morros e vielas, em um ambiente hostil, onde não há sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar sua família - afirma Lima.

Os cursos desenvolvidos com base no método envolvem 30 horas de aulas presenciais, divididas em 10 módulos temáticos e cinco encontros e, ao final, o aluno sai com um plano de negócios e estruturação que lhe permitem iniciar o empreendimento no dia seguinte. Quem financia os cursos são instituições da iniciativa privada ou pública. Como, por exemplo, o Conselho Regional de Administração do RS, a Secretaria Nacional de Juventude e a Universidade Federal de Buenos Aires.

Mudança em horários de transporte agiliza atendimentos de saúde em São Sepé

Depois, ocorrem o acompanhamento presencial e a orientação técnica via plataforma online e call center. Ao longo de 90 dias, uma equipe entra em contato com os novos empreendedores para sanar dúvidas e saber como está andando o pequeno negócio.

- Ela (a metodologia) é acessível e leva em conta as limitações que frequentemente são impostas àqueles que empreendem por necessidade, como a falta de tempo, ausência de investimento inicial e de conhecimentos teóricos sobre marketing e administração, assim como a necessidade de retorno financeiro imediato - explica.

INCENTIVO
O prefeito Paulo Salerno (MDB) diz que a prefeitura não terá nenhum custo com o programa, que é bancado pela Secretaria Nacional da Juventude Ele destaca a importância de o curso envolve moradores de uma comunidade quilombola (formada por descendentes de escravos).  

Já o vereador Norton Soares (MDB) explica que viu uma propaganda do programa e fez contato com a Secretaria Nacional da Juventude.

- O aluno tem uma habilidade, como, por exemplo, cortar cabelo. A partir do curso, ele aprende a fazer um plano de negócio e a ganhar dinheiro com aquilo que ele sabe fazer. Em São Miguel Velho também há meninas que gostam de fazer pães. Elas poderão transformar isso negócio - explica Norton.

O PROGRAMA

  • Voltado para moradores de periferias e áreas de vulnerabilidade
  • Os alunos têm aulas de capacitação e acompanhados por três meses
  • Os novos empreendedores saem dos encontros com a marca do negócio pronta, planejamento financeiro, plano de divulgação, análise de vendas e metas, além de noções de marketing 
  • A prioridade nos projetos em que o governo federal é parceiro, o público prioritário é formado por jovens negros de até 29 anos, residentes em comunidades carentes 
  • Não há custos para os participantes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pacientes de Restinga Sêca terão novo veículo para viagens a Santa Maria Anterior

Pacientes de Restinga Sêca terão novo veículo para viagens a Santa Maria

Restinga Sêca terá apresentação da ópera 'O Quatrilho' em agosto Próximo

Restinga Sêca terá apresentação da ópera 'O Quatrilho' em agosto

restinga sêca